Início Notícia Voltar

RS será certificado internacionalmente como zona livre de aftosa sem vacinação na quinta, dia 27

Rio Grande do Sul se prepara desde 2017 para conquistar novo status sanitário



21/05/2021 16:55 por Ascom Seapdr

CapaNoticia

Foto: Fernando Dias / Seapdr

Banner Topo

O Rio Grande do Sul será reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai oficializar o novo status sanitário do Estado druante Assembleia Geral, na quinta-feira (27/5), às 7h (horário de Brasília).

Com sede em Paris, a OIE realizará a Assembleia por videoconferência, por conta da pandemia. A oficialização do RS será transmitida on-line no link https://oiegeneralsession88.com. (Para ter acesso, é necessário fazer um cadastro. Clique aqui para acessar um passo a passo.)

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, acompanhará a certificação em Brasília, juntamente com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

O Estado se prepara desde 2017 para obter o novo status sanitário. Como zona livre de aftosa sem vacinação, o Rio Grande do Sul terá acesso a mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos compradores mundiais. A expectativa é de que haja um aumento nas exportações da carne gaúcha em cerca de US$ 1,2 bilhão ao ano.

A retirada da vacinação contra a febre aftosa – suspensa no Estado desde março de 2020 – representa, também, uma economia de R$ 214 milhões ao ano para os produtores gaúchos, levando em conta os custos das doses, a logística de distribuição, mão de obra e a perda de peso dos animais por reação à vacina.

Aviso de pauta
O quê: certificação do RS como zona livre de aftosa sem vacinação
Quando: 27 de maio, às 7h
Plataformahttps://oiegeneralsession88.com


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.