Energia solar gerada em Ametista do Sul será suficiente para abastecer duas mil casas
Creluz lança construção do complexo solar três Arcanjos em Ametista do Sul
04/10/2019 12:13 por Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Foto: Edevaldo Stacke
As obras já estão em andamento nas três novas usinas do Grupo Creluz. O Complexo Três Arcanjos em Ametista do Sul, foi lançado oficialmente na manhã da última terça 01 de outubro, com o descerramento das pedras fundamentais, na presença de autoridades locais, associados, imprensa, direção, conselheiros e colaboradores da Cooperativa.
A Usina Solar São Gabriel, está localizada próxima ao Shopping das Pedras; a Usina Solar São Miguel, na Rua Vereador Jorge Luiz Bassi, que dá acesso ao Ametista Parque Museu e a Usina Solar São Rafael, próxima à Colgemas Comércio de Pedras, na Rua Tomas Logoski.
Os empreendimentos seguem o padrão de engenharia do Grupo Creluz e a operação será toda telecomandada a distância através do centro da distribuição-COD, 24 horas, assim como já acontece com as demais centrais geradoras do Grupo. O complexo terá um total de 4.146 placas e a geração total anual está prevista em 2.400.000 Kwh, energia suficiente para abastecer duas mil casas.
O prefeito de Ametista do Sul e presidente da Amzop, Gilmar da Silva, destacou a importância do investimento para o Município, gerando não apenas energia, mas também condições de infraestrutura para o Município crescer, atraindo empresas para a geração de emprego e renda.
O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, juntamente com técnicos e engenheiros apresentou os dados de viabilidade técnica e financeira do Complexo, lembrando que a geração solar fortalecerá o sistema de distribuição no Município que na atualidade é o maior consumidor na área de atuação da Creluz, devido a extração a industrialização de minérios.
Battisti lembra ainda que agora a Cooperativa passará a contar com um total de 11 usinas, substituindo as 11 lojas fechadas quando a gestão da empresa decidiu por mudar o foco e investir na geração de energia limpa, renovável e sustentável, ainda na década de 90, ficando na época marcada pelo pioneirismo na geração hídrica.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.