Previsão do tempo: forte massa de ar polar provoca mudanças na temperatura
Queda da temperatura será acentuada no fim de semana com madrugadas gélidas e risco de geada a partir de domingo
15/07/2021 18:16 por Diário da Manhã
Foto: Diário da Manhã/Reprodução
Em função de um ciclone extratropical atuante agora na costa do Rio Grande do Sul, uma nova frente fria deixa o tempo instável em todo Estado nesta quinta-feira (15). Além de chuva, o Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o declínio da temperatura.
Sobretudo, de acordo a MetSul Meteorologia, não será uma incursão de ar polar tão intensa quanto a registrada no fim de junho. Entretanto, um reforço significativo de ar polar chegará no fim de semana.
Por isso, o resfriamento mais acentuado terá início no fim de semana, principalmente no domingo, quando o ar mais gelado estiver avançando pelo Sul do Brasil. As mínimas e máximas terão queda acentuada com sensação de muito frio reforçada pelo vento.
Nesta sexta-feira (16) as chances de chuva já diminuem significativamente, mas a temperatura segue caindo ao longo do dia.
Todavia, de acordo a MetSul, a próxima semana será marcada por temperaturas negativas ou próximas de 0ºC em grande número de cidades do Rio Grande do Sul. Além do ar gelado, o perfil muito seco da atmosfera favorecerá intenso resfriamento noturno. Com isso, mínimas tão baixas como -0ºC a 3ºC podem ocorrer com facilidade.
As menores mínimas vão se dar entre domingo e quarta-feira da próxima semana.
Geada
A sequência de madrugadas muito frias com ar seco, tempo aberto e vento calmo trará vários dias seguidos com formação de geada no Sul do Brasil. Já deve gear nesta sexta e no sábado em pontos do Rio Grande do Sul, sobretudo do Oeste e do Sul, entretanto a geada deve se generalizar a partir de domingo.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.