Ciclone extratropical irá provocar chuva e temporais no Rio Grande do Sul
Centro de baixa pressão se aprofundará entre quinta e sexta-feira e dará origem a um ciclone que deve gerar temporais
23/11/2021 20:37 por MetSul Meteorologia
Foto: MetSul/Reprodução
A MetSul adverte que um ciclone extratropical se forma sobre o Uruguai e parte do Sul do Brasil entre quinta e a sexta-feira, o que vai trazer chuva e dar origem a uma linha de instabilidade com potencial de gerar fenômenos localmente severos nos três estados do Sul e nos países vizinhos.
Uma área de baixa pressão deve avançar do Centro da Argentina para o Uruguai e o Extremo Sul gaúcho na quinta-feira, gerando chuva localmente forte e tempestade fortes a severas isoladas em províncias do Centro argentino e em diversos departamentos uruguaios.
A baixa pressão se aprofunda com valores abaixo de 1000 hPa ainda na quinta, mas tende a se intensificar mais na sexta, sobre o Oceano Atlântico, quando estiver a Sudeste do Chuí e com tendência de deslocamento para Leste, afastando-se do continente. A pressão atmosférica no centro do ciclone, a esta altura já organizado, deve cair a valores de apenas 994 hPa ou 995 hPa.
No decorrer do fim de semana, o ciclone se afasta da área continental da América do Sul com a tempestade em mar aberto a uma grande distância do território brasileiro. O afastamento tende a se dar rapidamente e no domingo o centro de baixa pressão já estará a cerca de 1,5 mil quilômetros a Sudeste de Porto Alegre a 40ºS e 35ºW.
Ciclone deve trazer temporais
A principal preocupação na atuação deste ciclone será a ocorrência de temporais. Uma linha de instabilidade deve se formar no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone) ao longo da quinta-feira e atingir inicialmente o Rio Grande do Sul. Após, a linha avança para Santa Catarina e o Paraná.
A linha de instabilidade começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho entre o final da madrugada e a manhã da quinta-feira. Até o meio da tarde atinge grande parte do Rio Grande do Sul.
Logo a seguir, a linha alcança várias áreas de Santa Catarina e do Paraná entre o fim da tarde e a noite da quinta, atingindo até a madrugada da sexta setores mais a Nordeste do território catarinense e do Leste paranaense.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.