Início Notícia Voltar

Prepare-se para um fim de ano de “derreter”

Massa de ar muito quente vai cobrir a parte central da América do Sul e trazer calor excessivo nos últimos dias do ano



27/12/2021 18:55 por MetSul

CapaNoticia

Foto: MetSul/Reprodução

Banner Topo

Prepare-se para um fim de ano de “derreter”. Uma massa de ar excepcionalmente quente e até incomum pela sua intensidade vai cobrir o Norte e o Nordeste da Argentina nestes últimos dias de 2021.

Modelos meteorológicos são unânimes em indicar valores extremos de temperatura para o Norte e o Nordeste argentino com marcas de até 43°C a 45°C.

Alguns dados chegam a apontar 46°C ou 47°C para o Centro e o Norte da Argentina, marcas comuns no Oriente Médio, mas de momento consideramos tais projeções exageradas antes o conjunto médio das simulações.

Mas não será apenas no fim da semana que vai fazer muito calor. Em cidades do Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul o calor se faz sentir com força desde agora no começo fã semana.

A previsão para Uruguaiana é de máximas de 37°C hoje, 40°C amanhã, 39°C na quarta, 40°C na quinta, e 39°C na sexta-feira. No Noroeste gaúcho, máximas de 36°C a 39°C ao longo da semana, mas em alguns dias chuva e temporais isolados podem evitar marcas ao redor de 40°C.

Em Porto Alegre e região metropolitana, o pior do calor vem depois. Agora, na primeira metade da semana, máximas de 32°C a 33°C. A temperatura na Grande Porto Alegre terá uma escalada a partir de quinta com o pico do calor esperado no primeiro dia do ano com máximas ao redor de 40°C nos vales.

No fim de semana e no começo da semana que vem, pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas atingem a maioria das regiões gaúchas, evitando maior aquecimento. Como a atmosfera estará muito quente, desde já se pode antecipar temporais localizados e que em alguns pontos podem ser fortes a severos com vento e granizo.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.