Homem morre eletrocutado após voltar ao local do acidente para pegar objetos no carro
Ele havia colidido o carro em um poste de energia elétrica em Xangri-Lá
05/03/2022 13:02 por Agora no Vale
Foto: Divulgação
Um homem morreu após perder o controle do veículo e colidir em um poste na Estrada do Mar, no município de Xangri-Lá, na altura de Rainha do Mar. O fato trágico aconteceu por volta das 20h20min dessa sexta-feira. A vítima conduzia um Ford Focus, e ao colidir no poste de energia elétrica, os cabos caíram sobre o automóvel provocando uma descarga elétrica seguida de incêndio. O carro ficou completamente destruído pelo fogo.
Segundo testemunhas, o motorista e a passageiras teriam deixado o carro, aparentemente sem lesões. Logo em seguida, o homem teria retornado ao veículo energizado, possivelmente para pegar algum objeto, e morreu ao receber uma descarga elétrica. A passageira foi atendida por uma ambulância do Samu e levada ao hospital.
Orientação
O Corpo de Bombeiros de Lajeado divulgou uma cartilha para orientar sobre como as pessoas devem agir se estiverem dentro de um veículo energizado, após um homem de 44 anos ter morrido eletrocutado no interior de Cruzeiro do Sul no ano passado.
De acordo com o tenente Fausto Gusmão Althaus, a pessoa deve ficar dentro do carro caso haja indícios de que ele está energizado, e logo deve acionar os bombeiros por meio do fone 193 (Caso estiver do lado de fora, em momento algum deve tentar entrar no carro).
Fausto explica que o carro, por sua estrutura de aço, funciona como uma “gaiola metálica” em relação ao cabo de energia, mantendo essa energia em seu exterior, isolando quem está dentro do veículo. “Mesmo estando dentro do veículo, não pegue na parte metálica, pode ser que a corrente elétrica tenha passado pelos pneus, se estiverem em contato em água com sal ou metais”.
Se o carro começar a pegar fogo, a orientação muda. É preciso sair para não ser carbonizado. “Primeiro, abra a porta sem encostar em metal. Você precisará pular do veículo o mais longe possível e cair com os dois pés juntos, com uma menor expansão corporal possível. Não tente sair com uma perna antes da outra e não de passos largos, muito menos sair correndo, após pular para fora do veículo. Como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro. Quanto mais afastados os pés estiverem, maiores as chances de choque, então afaste-se do carro com passos bem curtos e sem tirar os pés do chão (como em brincadeira de criança, passos de formiguinha)”.
Se você encontrar cabos energizados caídos ou bater contra um poste, siga essas instruções:
• Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros;
• Não dirija sobre os fios;
• Fique no carro;
• Se em perigo, pule para longe do carro caindo com os pés juntos;
• Se você avistar um acidente com fios caídos sobre ou próximos ao carro, não se aproxime. Ligue 193 e aguarde o socorro chegar. Oriente os passageiros do veículo a não descerem e não permita que ninguém, do lado de fora, toque no veículo.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.