Destruição e morte por temporal no Oeste gaúcho
Um jovem foi vítima de um raio em Quaraí enquanto em Uruguaiana o vento trouxe estragos em diferentes pontos do município
26/04/2022 13:09 por MetSul Meteorologia
RÁDIO CHARRUA/DIVULGAÇÃO
Temporais causaram destruição e deixaram uma pessoa morta no Oeste do Rio Grande do Sul na segunda-feira. Sucessivas áreas de tempestade se formaram ao longo do dia na região com chuva localmente forte e temporais com muitos raios e rajadas de vento, trazendo estragos e causando transtornos para moradores de diversas cidades da região.
No fim da tarde e à noite, nuvens muito carregadas com grande incidência de raios e vendavais isolados afetaram as áreas de Quaraí e Uruguaiana. Ar muito quente ingressava pelo Nordeste da Argentina, organizando uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul e trouxe nuvens de grande desenvolvimento vertical no Oeste gaúcho.
Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, no começo da noite de segunda-feira, um jovem perdeu a vida ao ser atingido por um raio. As imagens de sensores de descargas elétricas indicavam uma enorme ocorrência de raios na região no horário com a atmosfera aquecida e muito úmida. A máxima da segunda-feira chegou a 32ºC em Uruguaiana.
O raio em Quaraí vitimou Lucas Ribeiro Pinto, de 18 anos. Atuava como soldado do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado e havia acabado de finalizar o seu dia no quartel. No retorno para casa, próximo ao centro da cidade, acabou atingido pela descarga elétrica. Uma testemunha acionou os serviços de emergência, mas o militar já estava morto.
Em Uruguaiana, o temporal foi muito forte no começo da noite da segunda-feira com chuva torrencial, muitos raios e rajadas de vento forte. O temporal provocou queda de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica que deixaram parte do município da Fronteira Oeste sem luz.
Conforme a Prefeitura, na noite da segunda-feira, houve 20 solicitações de lona em razão de destelhamentos. A cidade ainda registrou a queda de uma antena de uma provedora de internet que também resultou na quebra de um poste. Os bairros mais atingidos foram Cidade Nova e Cibrazem. Também foram registrados destelhamentos em algumas escolas municipais e a queda de uma árvore na Rua Treze de Maio, próxima ao Hospital Militar. A Defesa Civil não precisou o número total de quedas de postes e árvores.
Na manhã desta terça-feira, 9.600 clientes estavam sem energia elétrica em Uruguaiana, conforme balanço da concessionária RGE, informou a Rádio Charrua. O temporal causou danos na rede elétrica principalmente por galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.