Início Notícia Voltar

Semana terá ciclone e onda de frio intenso

O Rio Grande do Sul vai ser o estado mais afetado com rajadas intensas e mesmo extremamente fortes em algumas áreas.



16/05/2022 12:27 por Metsul Meteorologia

CapaNoticia

Foto: Reprodução

Banner Topo

Uma massa de ar frio de forte intensidade e um poderoso ciclone na costa do Sul do Brasil atuam de forma conjunta nesta semana, informa a Metsul Meteorologia. O ciclone é que vai impulsionar o ar mais gelado pelo interior do continente, trazendo temperatura muito abaixo do normal em vários estados com frio atípico para maio. Embora intenso, não pode ser considerado histórico pelas referências de outros episódios de frio na histórica recente da região nesta época do ano, conforme a Metsul.

O ciclone será incomum pela sua trajetória, do mar para o continente, e pela sua intensidade, com um centro de baixa pressão muito mais profundo que o habitual atuando na costa da Região Sul. O Rio Grande do Sul vai ser o estado mais afetado com rajadas intensas e mesmo extremamente fortes em algumas áreas.

A interação da circulação ciclônica com o ar muito frio pode trazer precipitação invernal (neve ou chuva congelada), especialmente na Serra. No Vale do Taquari o tempo deve ser bastante frio e úmido ao longo da semana, e ainda com vento.

O vento aumenta muito ao longo da terça no Sul do Estado gaúcho e entre a noite da terça e a manhã de quarta se espera o pior do vento no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, inclusive no Vale do Taquari. Na sequência, o Sul e o Leste catarinense devem ter rajadas fortes a intensas, de 80 km/h a 100 km/h e localmente superiores, especialmente o Sul de Santa Catarina.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.