BM pede prisão de policiais suspeitos do desaparecimento de jovem em São Gabriel; corpo foi encontrado
Gabriel Cavalheiro, de 18 anos, estava desaparecido desde a última sexta-feira (12) depois de uma abordagem da Brigada Militar
19/08/2022 20:08 por Correio do Povo
Foto: Batalhão de Aviação da Brigada Militar
A Polícia Civil de Planalto, com apoio da Brigada Militar, deu cumprimento a mandado de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira, 19 de agosto.
Após investigação prévia, foi identificado comércio de drogas na reserva indígena Pinhalzinho e dois indivíduos foram presos em flagrante durante os trabalhos de cumprimento da determinação Judicial que autorizou buscas naquele local.
Sendo que no local foram encontradas e apreendidas, aproximadamente 94 gramas de crack, 161 gramas de cocaína, 57 gramas de maconha, além de dinheiro proveniente do tráfico, embalagens e demais materiais utilizados para o tráfico de drogas e balança de precisão.
A Brigada Militar (BM) solicitou a prisão preventiva de três policiais militares envolvidos no desaparecimento de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, cujo corpo foi localizado na tarde desta sexta-feira em um açude na localidade de Lava Pés. O jovem estava desaparecido há uma semana em São Gabriel depois de uma abordagem da BM. Além dessa medida cautelar, Os PMs envolvidos, um sargento e dois soldados, tinham 16 anos, 15 anos e 6 anos de serviços da corporação. Eles foram afastados e estão agregados, ou seja, estão à disposiçao do inquérito para apurar as causas e responsabilidades do caso.
A informação do pedido de prisão foi confirmada pelo comandante geral da BM, coronel Claudio dos Santos Feoli, o corregedor-geral da BM, coronel Vladimir Luís Silva da Rosa, e o secretário de Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, em entrevista coletiva. Ainda conforme Feoli, "tratam-se de um sargento e dois soldados". Eles foram afastados de seus cargos, tiveram suas armas recolhidas e estão agregados. De acordo com a investigação, a agregação se dá para não atrapalhar o controle da apuração dos fatos no inquérito policial instaurado. O resultado deve ficar pronto em trinta dias.
Os três também tiveram seus celulares apreendidos. "A instituição não coaduna com erros de procedimentos", ressaltou Feoli. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público estão acompanhando o caso ao lado da BM.
Morador de Guaíba, o jovem Gabriel Marques Cavalheiro estava na cidade para cumprir o serviço militar obrigatório em São Gabriel. As informações apontam que o jovem foi abordado na avenida 7 de Setembro, no bairro Independência, pelos três policiais militares na viatura. Depois não foi mais visto até ser encontrado em um açude nesta sexta-feira.
, foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do competente auto de prisão em flagrante e, depois, para o Presídio Estadual de Iraí, onde estarão à disposição da Justiça.
As investigações estão a cargo do Delegado Ercilio Carletti que concluirá o Inquérito no prazo legal.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.