Cantor e compositor Baitaca recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
A honraria é a mais importante concedida pelo Parlamento gaúcho.
02/09/2022 19:30 por Agência de Notícias
Foto: Joaquim Moura / Agência de Notícias
Na tarde desta quarta-feira (31), na Casa da ALRS no Parque Assis Brasil, em Esteio, o cantor e compositor Baitaca recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais importante honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O presidente da Casa, deputado Valdeci Oliveira (PT), e o proponente da homenagem, deputado Eduardo Loureiro (PDT), fizeram a entrega da honraria. Participaram a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e os deputados Frederico Antunes (PP), Gabriel Souza (MDB), Ernani Polo (PP), Luiz Henrique Viana (PSDB) e Gaúcho da Geral (PSD), além de prefeitos, vereadores, secretários municipais, tradicionalistas e amigos do homenageado.
Loureiro agradeceu a Baitaca, em nome da Assembleia Legislativa, por elevar em tão superior patamar a música regional gaúcha e em especial, o estilo missioneiro. "Tua música fez mais alarido do que o quero-quero, voou mais alto do que o gavião e encantou mais do que uma revoada de andorinhas", destacou. O parlamentar falou do longo caminho percorrido pelo artista em sua trajetória na música. Ele dedicou a homenagem também a todos que labutam no meio musical e artístico. "Mais ainda! É uma celebração para a nossa região das Missões, o berço do Rio Grande", agregou. Ainda dedicou a outorga a todos os gaiteiros, pajadores, declamadores, poetas, intérpretes, arranjadores e letristas, além dos que prestam trabalho de apoio na operação dos equipamentos de som, de iluminação e até mesmo os motoristas que transportam os artistas.
O homenageado disse que era uma honra receber a medalha por ser reconhecido, valorizado e incentivado. Ele agradeceu a Loureiro pela indicação de seu nome e a todos os parlamentares pela aprovação. "O trabalho da gente é simples, mas é de alma e de coração para a nossa cultura gaúcha, que a gente vem fazendo desde o tempo de piazito. Enquanto Deus nos der saúde e liberdade de levar para os pagos do mundo, vamos levando a cultura do nosso Rio Grande véio, o qual tem muita história e não pode ser abandonada. Tem que ser divulgada, incentivada e valorizada", afirmou.
Valdeci parabenizou Loureiro pela iniciativa de homenagear Baitaca. Ele enfatizou a importância de valorizar os músicos. "Que tu, com a tua música, siga levando não só o cancioneiro missioneiro, mas o Rio Grande do Sul para o Brasil e para fora do país", declarou. O presidente da ALRS ainda defendeu que os governos enxerguem a cultura, a arte e a música também como setores que geram emprego e renda, sendo importantes para a economia.
Homenageado*
Antônio César Pereira Jacques, conhecido pelo nome artístico de Baitaca, é natural da localidade de Rincão dos Pintos, interior do município de São Luiz Gonzaga. Aos 14 anos de idade, conquistou o primeiro lugar em um concurso de trovas em São Miguel das Missões.
Trabalhou como peão de estância e, nas horas vagas, compunha e cantava. Seu primeiro registro fonográfico em uma fita cassete, ocorreu aos 31 anos de idade e, a partir de então, foi conquistando este espaço com muito trabalho e dedicação.
Toda essa perseverança o transformou num dos nomes mais conhecidos do cancioneiro gaúcho e um dos artistas mais conhecidos da música regional. Ele leva para todo o Brasil, e fora dele, a cultura e façanhas gaúchas, em sucessos que conquistaram grande apelo popular, como a música Do Fundo da Grota.
*Com informações do Cerimonial da ALRS
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.