Início Notícia Voltar

Simulado de evacuação da população em caso de rompimento da barragem da usina Foz do Chapecó foi realizado com sucesso

O simulado faz parte do cumprimento da Lei Nacional de Segurança de Barragem e deve ocorrer novamente nos próximos anos.



26/10/2022 12:24 por Claudia de Conto

CapaNoticia

As estações de alerta de rompimento foram acionadas às 13h38 e as sirenes tocaram por 20 minutos.

Banner Topo

Mais de 200 moradores de algumas comunidades dos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos, em Santa Catarina e Alpestre, no Rio Grande do Sul, participaram no sábado, 22, do  simulado de evacuação da população em caso do rompimento da barragem. A ação foi organizada pela usina hidrelétrica Foz do Chapecó, as defesas civis municipais e do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e secretarias de Assistência Social das cidades. O simulado faz parte do cumprimento da Lei Nacional de Segurança de Barragem e deve ocorrer novamente nos próximos anos.

 As estações de alerta de rompimento foram acionadas às 13h38 e as sirenes tocaram por 20 minutos. Nesse tempo, as famílias que moram na Zona de Autossalvamento (ZAS), faixa de terra que fica 10 km abaixo da barragem, se dirigiram aos pontos de encontro e foram recepcionadas pelos voluntários da usina. “Foi uma experiência muito positiva, com uma boa adesão da população, que entendeu o objetivo do exercício, que é manter os procedimentos atualizados e todos conscientes do que fazer. O simulado foi o primeiro, mas será realizado com periodicidade”, explica o diretor da empresa, Otávio Luiz Rennó Grilo.

 O simulado abrangeu apenas alguns moradores dos bairros de Pratas, Olaria, Cristo Rei e no Centro, em São Carlos; da linha Nossa Senhora das Graças, em Águas de Chapecó; e da comunidade Porto Santa Lúcia, em Alpestre.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.