Início Notícia Voltar

Engenheiro eletricista alerta sobre os perigos de utilizar o lava-jato com o auxílio da extensão

Jovem foi eletrocutada enquanto lavava a calçada de uma casa com um lava-jato.



27/10/2022 11:24 por Rádio Uirapuru

CapaNoticia

A forma de utilizá-lo que pode ocasionar acidentes.

Banner Topo

Nessa semana uma fatalidade tirou a vida de uma moradora de Passo Fundo. A jovem foi eletrocutada enquanto lavava a calçada de uma casa com um lava-jato. O motivo do acidente está sendo investigado, porém, diante dessa tragédia, é importante ter cuidado ao utilizar aparelhos elétricos que terão contato com a água, como o lava-jato e extensões.

Em entrevista à Uirapuru, o especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho do curso de Engenharia Elétrica da UPF, professor Sergio Bordignon, explicou que hoje em dia os lava-jatos são vendidos com certificado de qualidade e segurança. A forma de utilizá-lo que pode ocasionar acidentes. Conforme o professor, normalmente as pessoas utilizam o equipamento com uma extensão elétrica. Em casos como esse é importante verificar se a extensão suporta a carga do aparelho, pois se não for compatível pode provoca um curto circuito que, em contato com o piso molhado, pode vitimar alguém.

Outra questão é que verificar se o equipamento vem com o terceiro pino da tomada, também conhecido como “terra”. Bordignon explica que pino de aterramento é responsável por levar a energia excedente para o solo, desmagnetizando o aparelho e evitando acidentes ou problemas maiores. Caso o aparelho tenha o terceiro pino, ele deve ser ligado em uma tomada que tenha entrada para os três pinos. O que muitas vezes acontece é que as pessoas cortam o terceiro pino ou utilizam com um adaptador, o que pode provocar a descarga elétrica. O professor enfatizou ainda a importância que a tomada e o plug do lava-jato sejam a prova d’água e se for utilizar o equipamento que não seja com a extensão.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.