Uma pessoa é presa em operação da PF que investiga conflito entre indígenas em Planalto
Suspeito é investigado por tentativa de homicídio contra moradores da aldeia Pinhalzinho, favoráveis a cacique de terra indígena. Outras duas pessoas estão foragidas.
01/12/2022 08:35 por Rádio Uirapuru-G1
Foto: PF/Divulgação
A Polícia Federal de Passo Fundo cumpriu, nessa quarta-feira (30/11), quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva na aldeia indígena Pinhalzinho, no município de Planalto, na região norte do Rio Grande do Sul.
A Polícia Federal iniciou as investigações após um grupo de indígenas contrários ao atual cacique da Terra Indígena Nonoai invadir uma residência na aldeia Pinhalzinho e agredir os moradores, apoiadores do cacicado, com paus e golpes de facão. Três agressores foram identificados e são investigados por tentativa de homicídio. Um deles foi preso hoje e os outros dois estão foragidos.
O grupo dos indígenas agressores havia declarado independência da TI Nonoai, aumentando os conflitos na região.
A ação contou com o apoio do 3º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar e da Força Nacional de Segurança Pública.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.