Famurs e CFA firmam parceria e criam prêmio para valorizar a governança municipal gaúcha
Parceria com o Conselho Federal de Administração tem por objetivo qualificar e valorizar o desempenho dos municípios gaúchos, medido, atualmente, pelo Índice de Governança Municipal. Entidade já tem parceria firmada com o CRA-RS
21/12/2022 23:16 por Ellen Renne, Famurs
Guilherme Pedrotti
O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, assinou com o Conselho Federal de Administração (CFA) um termo de cooperação técnica. Firmada na tarde desta quarta-feira (21/12), na sede da Federação, a parceria visa a melhoria constante da performance dos municípios gaúcho, parâmetro medido pelo Índice de Governança Municipal (IGM), desenvolvido pelo CFA.
A cooperação entre as entidades vai viabilizar a criação de um prêmio para valorizar gestões exitosas. Conforme o presidente Paulinho, a ideia é premiar as prefeituras gaúchas, durante o 41º Congresso de Municípios do RS, em junho de 2023.
Segundo o presidente do CFA, o administrador Mauro Kreuz, a Famurs se destaca pelo pioneirismo e o acordo pode ser um “embrião inspirador para todo o Brasil”, se tornando referência para outras entidades municipalistas do país. Kreuz também afirmou que a cooperação firmada hoje é um sinal de confiança da Famurs com as administrações gaúcha e brasileira.
Além da premiação dos municípios com melhores índices de governança, a cooperação também compreende a capacitação aprofundada com os gestores municipais para apresentar as variáveis de cada indicador do IGM, através da Câmara de Gestão Pública (CGP/CRA-RS). Para a presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), a administradora Claudia de Souza Pereira Abreu, é um orgulho promover a qualificação de prefeitos, cada vez mais jovens, e ver os municípios progredindo.
Presente no ato, o vice-presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, administrador Luiz Klippert, destacou a celeridade no processo de idealização, construção e pactuação do termo, processo iniciado na primeira semana de dezembro. Para ele, é a sinalização de que é possível fazer gestão pública com qualidade e eficiência.
Também participaram da assinatura do termo de cooperação, representando a Famurs, o coordenador-geral, Ademir Baretta; o superintendente de Assuntos Municipais da Famurs, Aicaro Ferrari; o prefeito e vice-prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda e Marcelo Gorski de Matos, respectivamente. Marcelo Gorski de Matos. Representando o CRA-RS, o vice-presidente Administrativo, administrador Sérgio José Rauber, e o administrador e técnico responsável, Carlos Filipin. Representando a CGP, presidente, administrador Júlio César Lopes Abrantesos, e os administradores membros, Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann e Flávio Cardozo de Abreu.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.