Em movimento de reativação, Famurs recebe convite para compor Comitê Estadual de Educação no Campo
Proposta foi apresentada pelo deputado estadual Elton Weber, acompanhado de representantes da FETAG, que buscam resgatar o órgão colaborativo para promoção de políticas para educação no campo
03/03/2023 16:11 por Foto: Janis Morais/Famurs
Foto: Janis Morais/Famurs
O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, recebeu nesta quarta-feira, dia 1º de março, o deputado estadual Elton Weber (PSB), acompanhado da coordenadora de Educação no Campo, Maribel Moreira, e o assessor de Agricultura, Olir Schiavenin, ambos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). Na pauta, a busca do apoio da Famurs para a reestruturação do Comitê Estadual de apoio à Educação no Campo.
O presidente da Famurs se manifestou favorável à pauta, reconhecendo a importância da educação, e disse que a Famurs deverá fazer parte do comitê, se for convidada pela Seduc. “Somos parceiros da proposta de aprofundar o debate sobre o acesso e qualidade do ensino para as famílias oriundas da agricultura familiar”, ressaltou.
Salerno recebeu o documento denominado Movimento Estadual pela Educação do Campo, que também foi dirigido ao governador do Estado, Eduardo Leite, e à secretária de Educação, Raquel Teixeira, e que apresenta um breve diagnóstico sobre a educação no meio rural e propostas para fortalecer a educação básica no campo. O coordenador Técnico de Educação da Famurs, Itamar Baptista Chagas, também participou da reunião, e deve representar a Famurs na vaga prevista para entidade no comitê.
Também foram discutidos outros assuntos, principalmente, a respeito do acesso à educação dos alunos do meio rural, sendo que foi destacada a importância da política pública de transporte escolar, que é realizada, em parceria Estado e municípios, através do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate). Segundo dados do censo Escolar de 2022, das 2349 escolas geridas pelo governo do Estado, 526 se localizam no meio rural.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.