Início Notícia Voltar

Famurs e governo do Estado discutem ações conjuntas para potencializar o desenvolvimento regional

Encontro na sede da Famurs reuniu prefeitos, secretários municipais e secretários-executivos com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo.



04/03/2023 16:14 por Ellen Renner e Janis Morais, Famurs

CapaNoticia

Foto: Guilherme Pedrotti

Banner Topo

Presidentes e representantes das Associações dos Municípios do RS estiveram reunidos nesta quarta-feira (1/03) para debater ações para conectar o Estado e os municípios por meio de políticas compartilhadas de desenvolvimento econômico. O encontro foi conduzido pelo presidente da Famurs, Paulinho Salerno, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (SEDEC), Ernani Polo.

Durante a reunião, foi avaliada a necessidade de criar estratégias para capilarizar as políticas de desenvolvimento estaduais, com os agentes do Poder local, bem como os empreendedores. A ideia é ter um canal de diálogo que permita a identificação de gargalos e demandas, como quais são as dificuldades do empreendedor e que oportunidades são possíveis de gerar em cada região. A ideia é contar ainda com a parceria da Federasul e da Fecomércio.

Segundo o secretário Polo, a ideia é contar com a atuação conjunta dos municípios, e do setor privado, visando investimento e abertura de mercado. Conforme o secretário, será uma via de mão dupla. “O objetivo é criar mecanismos para que o setor público local participe, contando com o protagonismo do setor privado, e que tenha uma continuidade, gerando melhor alcance e resultados”.

Dessa forma, ele explica, que será possível ampliar a divulgação das informações e ter conhecimento do que acontece e quais as demandas de cada região, além de ampliar a rede de comunicação entre o governo do Estado e os municípios.

Conforme o presidente Salerno, o tema de casa, de cada prefeito, é que cada regional avalie a ideia, diante da sua realidade, visando aumentar a interlocução entre governo e municípios. “Cada região precisa fazer um diagnóstico, mas seria interessante, para o desenvolvimento de todo o RS, ter todas as regionais participando”, frisou.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.