Início Notícia Voltar

Hit “Guardanapo” escrito por compositor frederiquense já tem mais de 12 milhões de visualizações

Com mais de 12 milhões de visualizações, música é uma das mais ouvidas no Sul do país



06/03/2023 19:06 por Almir Felin-LA Mais

CapaNoticia

Compositor Eduardo Henrique Marin

Banner Topo

“E esse guardanapo amassado diz como é que eu tô; Sofrendo por amor, sofrendo por amor”. Você certamente já deve ter ouvido ou até cantado esse hit que está agitando os bailes no Sul do país. A música “Guardanapo”, primeira de trabalho do novo DVD 100 anos No Meio do Povo, da banda Rainha Musical, já ultrapassou a marca de 12 milhões de visualizações no Youtube. Mas o que muitos não sabem é que a música foi escrita por um frederiquense: o compositor Eduardo Henrique Marin.

Com mais de 250 composições autorais, Eduardo já conta com canções gravadas por artistas de nível nacional, como a dupla Henrique & Diego, Gustavo Mioto, Adson e Alana, Melody, grupo Pixote, entre outros. Natural de Palmitinho, Eduardo já nasceu com a música correndo em suas veias. Aos oito anos ganhou sua primeira bateria, e aos 13 já tocava em bailes e festas de forma profissional. 

O dom e a paixão por escrever veio desde cedo, na escola, onde sempre se destacava nas redações. Com gosto pela música, Marin decidiu fazer um curso de bateria, e até chegou a tocar em algumas bandas, como Cidade Canção e Banda Chama, além de se aventurar em alguns projetos sertanejos. Mas foi como compositor que Eduardo obteve grande destaque e reconhecimento. E foi aos 20 anos que escreveu sua primeira música “Eu costumo brincar que a caneta é mais leve que as baquetas, né? Por isso que eu deixei de lá da bateria para focar única e exclusivamente da composição”, brincou.

Mas não foi fácil conquistar a confiança e aceitação no cenário musical. Eduardo conta que o início foi muito difícil, e para chegar até a música mais ouvida atualmente no Sul foi preciso superar muitos “nãos”. A dupla Lucas e Anderson foi a primeira a acreditar em seu trabalho e a gravar a primeira composição.

– Foram várias portas fechadas, como todo começo. Até você provar que é bom naquilo que você faz leva um tempo, né. Se não tiver muito amor envolvido e foco, a gente acaba desistindo do nosso sonho. Então eu fui atrás. Eu já tinha alguns contatos para enviar as músicas. E começaram a ser gravadas. hoje, após 7 anos, são mais de 250 músicas gravadas entre bandas e sertanejo. Inclusive hoje, na atualidade, a música mais tocada no sul, no segmento bailão, é uma composição minha, que a música “Guardanapo”. Então eu estou muito feliz com a aceitação e a proporção que ela ganhou aí no cenário musical do bailão –, afirmou Marin.

Antes da música “Guardanapo”, Eduardo Marin já havia emplacado outro grande sucesso, com uma das maiores duplas sertanejas da atualidade. A música “Cama de Solteiro”, da dupla Israel e Rodolffo, foi mais um hit nacional que o frederiquense ajudou a compor, e que está batendo a marca de 6 milhões de visualizações. “Foi o único piseiro que entrou no repertório, depois da “Batom de cereja”, que foi uma grande explosão”, comentou.

Como nasceu a música “Guardanapo”?
A inspiração é algo natural e íntimo de cada compositor. Na maioria das vezes, as ideias surgem em momentos inesperados, aí é preciso colocar no papel. Foi dessa forma que surgiu a inspiração para compor o hit “Guardanapo”. Eduardo conta que procura se inspirar em temas do cotidiano para escrever as letras, e que a troca de ideias com profissionais da música ajudam na hora de criar.

– Nós temos um grupo onde a gente manda as ideias, sempre com temas inéditos. E vamos criando a letra e depois a gente vai lapidando e fazendo a melodia. E foi assim que nasceu o sucesso “Guardanapo”. Nós trabalhamos em horário comercial, como qualquer empresa. A gente começa geralmente às 8 horas da manhã e vai parar às 10 horas da noite. Sempre produzindo, buscando ideias novas. E foi assim que surgiu essa música. Eu lembro que a ideia foi minha e a gente está muito feliz com a aceitação do público –, disse.

E como novidade, Eduardo contou que o cantor Léo Magalhães irá regravar a música “Guardanapo”, que passará a ser conhecida em nível nacional.  Outra novidade foi o lançamento nesta sexta-feira, 24, da música “Ciúmes”, da dupla Edy Britto e Samuel, também com composição de Eduardo Marin.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.