Início Notícia Voltar

Famurs e Emater/RS se reúnem para alinharem objetivos de governo

Emater se comprometeu em atender todos os municípios, sem deixar que o relacionamento fique restrito aos escritórios municipais, além de atender demanda da Famurs a respeito de seleção pública para contratação de novos profissionais



11/03/2023 11:05 por Cleuza Noal Brutti/Ascom Emater/RS Ascar

CapaNoticia

Créditos das Foto: Guilherme Pedrotti

Banner Topo

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, das 28 Associações dos Municípios do RS, estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (8/03), no Espaço da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal. A aceleração do Plano de Desenvolvimento Rural para os municípios, alternativas para irrigação e um estreitamento com a agroindústria familiar foram temas do 3º Encontro com Prefeitos. 

Na abertura, o presidente da Emater/RS, Christian Lemos, disse que o relacionamento da instituição com as prefeituras não pode ficar restrito aos escritórios municipais. "A Emater dispõe de um centro de especialidades que pode atender todos os municípios, em áreas importantes", reforçou.

A contratação de novos funcionários para preencher o quadro técnico da Emater/RS-Ascar, demanda da Famurs, também pautou o encontro. "Na última reunião que tivemos com o governador Eduardo Leite, colocamos a importância de termos a seleção pública para contratação de novos profissionais para a Emater", frisou o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno. "A gente vê e sente, no dia a dia, municípios descobertos, ainda mais agora que passamos por estiagem e precisamos de profissionais qualificados para elaboração de projetos técnicos", completou.

Em resposta ao pedido dos prefeitos, o diretor Administrativo da Emater/RS-Ascar, Alexandre Durans, anunciou, para breve, a solução do problema. "A Emater assinou contrato com a banca que fará o processo seletivo e mais adiante, nós teremos novos empregados", tranquilizou. 

O gerente da Emater/RS-Ascar da região de Passo Fundo, Dartanhã Vecchi, destacou pontos de convergência com a Famurs. "A Emater está presente nos 497 municípios do Rio Grande do Sul e este elo com as prefeituras é necessário, porque o planejamento das ações realizadas nos municípios é feito em conjunto", justificou.

Participaram do encontro aproximadamente cem pessoas, dentre elas, o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, secretário de Gabinete de Articulação e Apoio aos Municípios, Salmo Dias de Oliveira, coordenador técnico da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, representante do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Maurício Neuhaus, e diretor Técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.