Colisões em postes e abate de árvores sobre as redes continuam acontecendo na área da Creluz
Acidentes desta natureza estão sendo registrados todas as semanas, inclusive, com incidência de três a quatro vezes em um período de sete dias.
20/03/2023 23:29 por Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
Foto: Divulgação
Um dos fatores que mais tem causado interrupções no fornecimento de energia ao consumidor na área de atuação da Creluz são as colisões de carros, máquinas e caminhões nos postes que sustentam as redes de distribuição de energia.
Acidentes desta natureza estão sendo registrados todas as semanas, inclusive, com incidência de três a quatro vezes em um período de sete dias. Colisões envolvendo carros acontecem geralmente em finais de semana ou a noite. Já durante o dia são registrados de forma frequente acidentes com máquinas agrícolas e máquinas pesadas, geralmente de prefeituras.
Esses incidentes tem causado muitos prejuízos para a Cooperativa que imediatamente precisa deslocar suas equipes de plantões, equipes pesadas de manutenção e construção de redes, além das equipes de linha viva, para fazer a substituição do poste e da rede danificada. Enquanto isso, regiões e cidades inteiras muitas vezes ficam sem energia elétrica.
Segundo levantamento efetuado pelo Departamento Técnico da Creluz, um poste instalado na rede de energia tem um custo médio de R$ 15 mil, com valor sujeito a variação conforme o comportamento do mercado de componentes elétricos, balizados na sua grande maior pela cotação do dólar.
Além de causar danos materiais, acidentes desta natureza colocam em risco a vida do condutor e ocupantes dos veículos, bem como dos operadores das máquinas, por isso, é necessário o cuidado redobrado quando o trabalho é realizado próximo a redes de energia.
Outro fator que causa muitas interrupções no fornecimento de energia são árvores ou galhos derrubados sobre as redes. Para isso a Cooperativa orienta sempre que em caso de dúvida ou de uma proximidade da vegetação com os alimentadores, que os responsáveis pelo abate acionem a Creluz para auxiliar no procedimento.
Diante de todas estas situações, somadas ainda aos fenômenos climáticos como temporais, vendavais e raios, o desafio de fornecer energia é gigantesco a medida que grande parte dos ativos da Cooperativa estão expostos a inúmeras situações de risco.
“Com a atenção e colaboração de todos, com certeza reduziremos estes índices de acidentes, prezando pela segurança de quem utiliza as rodovias e aos operadores das máquinas, garantindo também o abastecimento de energia de forma segura e eficiente a todos os nossos associados”, resume o presidente da Creluz, Elemar Battisti.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.