Início Notícia Voltar

Pesquisa da Famurs e Sesi vai mapear maturidade tecnológica de professores

Anúncio foi realizado durante assinatura de convênio entre as entidades, na Assembleia de Verão 2023. Santa Maria, Restinga Seca, Antônio Prado e Panambi foram os primeiros municípios a aderirem o levantamento



21/03/2023 18:28 por Ellen Renner, Famurs

CapaNoticia

Foto: Igor Flamel, Famurs

Banner Topo

A Famurs e Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) assinaram, na manhã de quarta-feira (15/03), um convênio para a realização de uma pesquisa que vai mapear o grau de maturidade tecnológica dos professores quanto ao uso de recursos digitais nas práticas pedagógicas. O anúncio foi realizado durante painel na Assembleia de Verão, em Xangri-Lá, e já contou com a adesão dos municípios de Santa Maria, Restinga Sêca, Antônio Prado e Panambi. 

A iniciativa visa contribuir no atendimento à Lei nº 14.533, da Política Nacional de Educação Digital, que torna obrigatória as competências digitais na educação básica. 

Conforme a gerente de Educação do Sesi-RS, a intenção da pesquisa é nortear decisões sobre investimentos em tecnologias educacionais e atualização dos currículos, a partir dos resultados apurados. Ela também explicou que a pesquisa poderá promover um programa de formação de competências digitais para professores e gestores, conforme o perfil tecnológico da rede de ensino. 

Durante o painel, foi apresentado detalhes de como será composta  a pesquisa. Municípios fizerem adesão ao convênio terão acesso a uma plataforma, em que os professores irão acessá-la e responder um questionário online. Os profissionais poderão conferir o resultado de forma individual, enquanto os municípios receberão um diagnóstico geral, entregue pelo Sesi, com a descrição do contexto escolar em relação à adoção de tecnologias na rede de ensino, além de recomendações para o desenvolvimento de competências digitais.

Para o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, a pesquisa representa um passo fundamental para mudar a realidade da educação nos municípios. “Os prefeitos e prefeitas vão poder com assertividade decidir sobre as ferramentas tecnológicas necessárias para as suas redes de ensino,  identificar a real necessidade de formação dos professores, e oferecer aos alunos um ensino de qualidade, preocupado em formar cidadãos com competências e habilidades necessárias para a sua inserção socioeconômica em um mundo conectado e inovador”, avaliou. 

O convênio com a Famurs terá duração de um ano. O valor do convênio para municípios associados será de R$ 2.236,00. Mais informações através do site www.sesirs.org.br ou pelo 0800 051 8555. 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.