Planos de Turismo são entregues aos municípios
Evento da Sicredi Conexão contou com a presença do secretário de Turismo do RS Vilson Covatti
15/04/2023 12:23 por Jornal O Alto Uruguai
Foto: Wagner Stan-AU
A região se reuniu em Rodeio Bonito, na noite da última quinta-feira, 13, para dar início à terceira fase do projeto de Desenvolvimento do Turismo Regional idealizado pela Sicredi Conexão, Sebrae-RS e administrações municipais. O evento foi realizado no Centro de Eventos da cooperativa, e contou com a presença do secretário de Turismo do RS, Vilson Covatti, do diretor-superintendente do Sebrae-RS, André Godoy, da presidente da Sicredi Conexão, Angelita Cadoná, do presidente da Associação de Turismo Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (Atap), Alcindo Zilch, o prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, e demais prefeitos, vice-prefeitos, secretários e representantes dos municípios.
Na ocasião, foi entregue aos prefeitos e representantes dos 18 municípios que fazem parte do programa, o Plano Municipal de Turismo, desenvolvido durante a segunda fase do projeto. O evento também contou com o lançamento da marca do projeto, e a entrega, ao secretário de Turismo do Estado, de uma Carta de Intenções com um apanhado de projetos que devem ser promovidos na região, e apoiados pelo governo estadual, para o desenvolvimento do turismo e de demais áreas da região.
– A nossa região tem potencialidades muito grandes. Nós estamos nos tornando referência no agronegócio, que se desenvolveu muito ao longo dos anos, por diferentes iniciativas, e acreditamos que o turismo também pode ter esse conceito. Também podemos nos tornar grandes referências no Estado e no Brasil, e por que não, internacionalmente? Nós temos riquezas únicas! – destacou a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Cadoná.
O evento contou também com apresentações artísticas do CTG Rodeio da Querência, de FW, do grupo 25 de julho, de cultura alemã, e do grupo de cultura italiana, de Taquaruçu do Sul.
Terceira fase do projeto é iniciada
O evento marcou a terceira fase do projeto que conta com diversas ações para potencializar o turismo regional. Entre elas está o fortalecimento da governança do projeto, sendo capitaneado pela Atap, parceria com as instituições com o objetivo de capacitar empreendedores do turismo regional, entre outros, para destacar as potencialidades locais, por meio de formações. Também serão trabalhados projetos estruturais em parceria com as administrações, para buscar apoio das entidades políticas para a concretização de ligações e acessos asfálticos de qualidade nos municípios, melhorias na conexão de sinal nas cidades, onde muitas ainda não têm, desenvolvimento de um plano de comunicação estratégica para enaltecer e divulgar as atrações turísticas da região, sejam elas por plataformas físicas ou digitais, pensando também na busca de investidores para a economia turística regional.
Covatti destaca que região tem potencial para ser novo case turístico do Estado
Em sua fala, o secretário do Turismo do RS, Vilson Covatti, destacou as potencialidades do turismo regional, como a presença das pedras ametista, do balneário Osvaldo Cruz de Iraí, entre outras, que podem tornar a região o novo case turístico do Rio Grande do Sul. “Sem dúvidas, tem o grande case do turismo que é a região da Serra, do Vale dos Vinhedos, do pão e do vinho, mas pode ter certeza que o novo Case do Turismo no Estado do Rio Grande do Sul é esta região, na rota das Pedras e das Águas”, destacou Covatti.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.