Início Notícia Voltar

Prefeitos dos territórios aspirantes a geoparque mundial da Unesco apresentam projetos de desenvolvimento sustentável ao Governo Lula

O fortalecimento dos geoparques gaúchos foi a demanda apresentada pela comitiva liderada pelo presidente da Famurs, Paulinho Salerno, ao ministro de Estado Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto, buscando o fortalecimento dos geoparques gaúchos.



14/04/2023 19:17 por Janis Morais, Famurs

CapaNoticia

Foto: Voltaire Santos, Famurs

Banner Topo

O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, acompanhado dos prefeitos de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e de São João do Polêsine, Matione Sonego, foram recebidos pelo ministro da secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, Paulo Pimenta, nesta quarta-feira, dia 12/04, no Palácio do Planalto, para tratar de assuntos referentes à certificação da Unesco aos geoparques da Quarta Colônia e Caçapava do Sul. 

Na reunião, os gestores municipais apresentaram projetos para busca de recursos junto ao governo federal visando impulsionar os projetos de desenvolvimento sustentável na região Central e do bioma Pampa. Um dos resultados foi a confirmação de uma agenda para o início de maio em diversos ministérios buscando a liberação de recursos para os municípios das regiões dos geoparques. No total, dez municípios fazem parte dos dois territórios. 

Os geoparques aspirantes Geoparque Quarta Colônia e o Geoparque Caçapava já obtiveram a sua aprovação recomendada pelo relatório dos avaliadores da Unesco que visitaram a região no final de 2022, e aguardam que a decisão favorável seja referendada pela Assembleia da Unesco, neste mês. A entrega oficial do selo só sairá em setembro, na 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakesh, no Marrocos. 

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o diretor do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, José Waldomiro Rojas, além do deputado estadual Valdeci Oliveira, também fizeram parte da comitiva.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.