Início Notícia Voltar

Prefeituras gaúchas participam de imersão sobre Smart Cities no Parque Tecnológico de Itaipu

Comitiva conheceu o primeiro bairro público inteligente do Brasil que funciona como uma sandbox para testar novas tecnologias



29/04/2023 16:42 por Janis Morais, Famurs

CapaNoticia

Foto: Janis Morais, Famurs

Banner Topo

Dentro do conceito de sandbox, um antigo bairro de Foz do Iguaçu, que originalmente foi criado para abrigar parte dos 40 mil trabalhadores da construção da Usina Binacional Itaipu, conhecidos como barrageiros, tornou-se uma mini smart city.  Semáforos que ficam verdes quando o cruzamento está livre e paradas de ônibus com wi-fi e conector USB para carregar o celular são exemplos de iniciativas que tornam as cidades melhores de morar e que podem ser vivenciadas na Vila A Inteligente.

Para preparar gestores municipais para a transformação das cidades, a Famurs, juntamente com o PTI e o Sebrae, promoveu entre os dias 24 e 25/04, uma Imersão em Smart Cities, com a participação de 20 agentes públicos de oito municípios. A proposta foi providenciar uma abordagem ampla do tema, partindo de pormenorizar o conceito de cidades inteligentes, trazendo luz ao arcabouço legal, normativas e governança, apresentação de cases até a visitação de laboratórios, centrais de inteligência de dados e centros de desenvolvimento tecnológico. 

De acordo com o analista de negócios na Parque Tecnológico Itaipu Leonel Rodrigues, o programa de imersão busca atender as demandas dos gestores públicos. “Buscamos apresentar o conceito, as estruturas e os mecanismos das cidades inteligentes para apoiar os municípios a contratar tecnologias e levar soluções inovadoras para os municípios”, explicou. Ele reiterou ainda a importância da parceria da Famurs. “A ideia é manter essa parceria com novas edições e esperamos suprir as necessidades e apoiar o desenvolvimento dos municípios gaúchos”, acrescentou. 

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.