Previsão de Chuvas Intensas no Sul do Brasil: Autoridades em alerta para possíveis alagamentos
Devem se formar novas nuvens carregadas com chuva localmente moderada a forte.
22/06/2023 22:27 por As informações são da MetSul Meteorologia
Áreas de instabilidade avançam pelo Sul do Brasil e acompanham o ingresso de ar tropical mais quente e úmido na região
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de chuva localmente forte com altos volumes entre o Norte e o Noroeste do Rio Grande do Sul, assim como no Oeste de Santa Catarina. Áreas de instabilidade deslocaram-se durante a tarde do Paraguai para o Sul do Brasil, acompanhando ar tropical quente e úmido.
Imagens de satélite mostraram nuvens carregadas com raios na região Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná no início da noite desta quinta-feira.
De acordo com os dados, nas próximas horas devem se formar novas nuvens carregadas com chuva localmente moderada a forte. Pontos isolados podem registrar chuvas torrenciais em curtos períodos, havendo possibilidade de alguns alagamentos.
Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade avançarão pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O estado gaúcho terá muitas nuvens ao longo do dia, com aberturas de sol temporárias em diferentes cidades. A Metade Norte do estado apresenta maior instabilidade, havendo risco de chuva forte.
Os maiores volumes de chuva são esperados entre o Noroeste e o Norte do estado, com marcações que podem atingir de 50 mm a 100 mm, ou até mesmo superiores, em alguns pontos. A chuva virá acompanhada de trovoadas e não se descarta a possibilidade de temporais isolados.
As projeções indicam chuva em grande parte da Metade Norte gaúcha, com intensidade moderada a forte em pontos isolados na primeira metade desta sexta-feira. Parte da instabilidade alcançará Porto Alegre, região metropolitana e outras áreas afetadas pelo ciclone dos dias 15 e 16.
Apesar da previsão de chuvas intensas, não há risco imediato de repique das cheias dos rios no Nordeste do estado. Os dados hidrográficos indicam que os rios que apresentaram cheias estão em processo de baixa e devem continuar assim.
O dia será úmido e a temperatura não se elevará muito devido à instabilidade atmosférica e à presença abundante de nuvens. Não há ciclones atuando no Rio Grande do Sul no momento, e uma baixa pressão na costa, que naturalmente é ciclônica, está se afastando do continente e não traz impactos relevantes no clima do Sul do Brasil.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.