SC declara estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária
Decreto vale por 180 dias
21/07/2023 14:53 por ClicRDC
Foto: Cristiano Estrela / Secom
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, declarou estado de emergência zoossanitária no estado por causa da gripe aviária. A informação foi publicada no Diário Oficial estadual desta quinta-feira (20).
O decreto vale por 180 dias. O governo do estado esclareceu que o documento acompanha uma ação nacional.
O estado de emergência zoossanitária foi declarado por causa da detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves em Santa Catarina, conforme escrito no Diário Oficial.
Ação nacional
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 22 de maio.
O ministério disse que, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária.
Quais os riscos?
Em nota, a ABPA, a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne-SC) informaram que todos os protocolos de biosseguridade seguem elevados e que tem apoiado o trabalho do Ministério da Agricultura e Pecuária, juntamente com a Secretaria de Agricultura da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, no monitoramento dos casos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.