Investimentos em Erval Seco incluem município no Novo Marco Legal do Saneamento
Isso trará maior capacidade de reservação, segurança, qualidade e ampliação ao sistema.
15/08/2023 22:36 por Eder Calegare/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Obras da Corsan em andamento em Erval Seco estão capacitando o município para atender ao Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece a universalização dos serviços de coleta e tratamento de água até 2033. Já está concluída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e restam agora a instalação dos primeiros 3,9 quilômetros de rede coletora e os ramais que vão ligar esse sistema até as residências.
O investimento vai permitir a inclusão de pelo menos 100 economias no sistema de tratamento sanitário. Em sua capacidade máxima de operação, a ETE de Erval Seco poderá processar com eficiência até 10 litros por segundo do material, volume que permitirá também o tratamento de processos alternativos. É o caso, por exemplo, do recebimento de cargas de caminhões de empresas especializadas no recolhimento de esgoto, que poderão fazer ali a destinação final, adequada e segura.
Foram feitas melhorias também na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Erval Seco. Atendendo a uma recomendação do Ministério Público do Trabalho, foi instalada uma série de dispositivos que conferem maior segurança operacional aos funcionários e técnicos. Equipamentos como rampas de acesso, escadas, guarda-corpos, passarelas, corrimãos e demais estruturas metálicas integram a mudança.
Além disso, foi reformado um reservatório com capacidade de armazenar 100 metros cúbicos de água. Isso trará maior capacidade de reservação, segurança, qualidade e ampliação ao sistema. Atualmente, a Corsan atende mais de 1,4 mil economias no município.
Os serviços são executados pela Superintendência Regional Planalto (SURPLA), com sede em Passo Fundo, em parceria com a empresa Gomes & Gomes. Fazem parte das ações planejadas para os primeiros 100 dias de atuação da Corsan com gestão da Aegea, que serão comemorados em outubro.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.