Produtores de leite bloqueiam BR-386 em protesto contra crise no setor
Manifestantes reivindicam a revisão de políticas adotadas pelos governos federal e estadual
27/09/2023 11:58 por Márcia Sarmento - Jornal O Alto Uruguai
(Fotos: Witor Silva/Jornal O Alto Uruguai)
Cerca de 500 pessoas deram início, na manhã desta quarta-feira, 27, ao protesto pelos produtores gaúchos de leite, que vai ocorrer durante todo o dia em Frederico Westphalen. O movimento é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Médio Alto Uruguai (Astrmau) e Macrorregional Missões Fronteira Noroeste. São esperadas mais de 1,2 mil pessoas para a manifestação.
O movimento reivindica que o governo federal estabeleça regras mais rígidas para a importação do leite e seus derivados, além de produtos como alho e carne dos países do Mercosul. A situação acarreta em mais prejuízo para os produtores locais que enfrentam preços extremamente baixos enquanto os valores dos insumos necessários para manter a atividade só aumentam.
Para esta quarta-feira, 27, os produtores de leite fazem uma caminhada do parque de exposições de Frederico Westphalen, no Km 32 da BR-386, até o trevo principal do município, onde ocorre bloqueio total do trânsito em todos os sentidos, manifestações e panfletagem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) presta apoio no local.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.