Exército Brasileiro realiza vistoria e aprova obra da fábrica da COOGAMAI e a liberação dos garimpos está próxima
Todas as exigências e solicitações do Exército foram atendidas pela COOGAMAI, que recebeu elogios do engenheiro do Exército
17/11/2023 20:37 por Assessoria COOGAMAI
Com a fábrica aprovada na vistoria os próximos passos são: envio de relatório ao comando do Exército Brasileiro, para que seja emitido o Termo de Registro (TR)
Uma comitiva da COOGAMAI, Poder Público e Poder Legislativo de Ametista do Sul acompanhou na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro de 2023, a vistoria e liberação na fábrica de pólvora da Cooperativa. Todas as exigências e solicitações do Exército foram atendidas pela COOGAMAI, que recebeu elogios do engenheiro do Exército, apontando que a fábrica passa a ser referência no Rio Grande do Sul.
Com essa demanda concluída a COOGAMAI reuniu pela parte da tarde os donos de garimpo em uma reunião, para trazer os esclarecimentos de como se dará o retorno das atividades.
Com a fábrica aprovada na vistoria os próximos passos são: envio de relatório ao comando do Exército Brasileiro, para que seja emitido o Termo de Registro (TR) – esse tramite acredita-se que seja liberado em torno de uma semana; Com o recebimento do TR comunica-se a FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) para que façam a liberação do uso e transporte da pólvora; Com a liberação desses órgãos a equipe técnica da COOGAMAI estará vistoriando e liberando os garimpos para suas atividades normais.
Os trabalhos da tarde foram coordenados pelo presidente da COOGAMAI Nilvo Antonio Zatti, o Eng. De Minas da entidade Pedro de Oliveira Pena e Oliveira, e o Assessor Jurídico da Cooperativa Carlos Garibaldi.
Dr. Carlos trouxe importantes orientações e esclarecimentos sobre todos os tramites realizados até o momento, cada etapa cumprida e como será procedido daqui para frente, relatando quanto ao papel da Cooperativa e dos donos de garimpo.
A COOGAMAI está feliz com a conquista do dia e acredita que em torno de 15 a 20 dias os garimpos que estiverem de acordo com as normas exigidas possam retomar suas atividades.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.