Início Notícia Voltar

Iraí possui o maior nível de infestação do mosquito da Dengue no Estado

O mosquito também é transmissor da chikungunya, zika e da febre amarela urbana.



04/01/2024 19:20 por Vinícius Chequim, com informações da Prefeitura

CapaNoticia

Com relação ao popular fumacê, a Vigilância destaca que o mesmo é realizado apenas em um raio de 150m da residência onde há caso confirmado da doença. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Banner Topo

O número de casos de dengue no município de Iraí preocupa as autoridades e acende o alerta para a população manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. O mosquito também é transmissor da chikungunya, zika e da febre amarela urbana.

De acordo com a Vigilância Ambiental, atualmente são cinco casos ativos de dengue no município, o que faz de Iraí a cidade com o maior nível de infestação do mosquito no Estado. O órgão também é responsável por realizar o levantamento das áreas que apresentam maior nível de infestação, para isso utiliza armadilhas chamadas ovitrampas, sendo pioneiro no uso das mesmas na 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen, a qual abrange 26 municípios.

Segundo a Administração Municipal, toda a comunidade deve ficar em estado de alerta, sendo que os principais sintomas da dengue são a Febre alta (maior que 38.5°C), que dura entre 2 e 7 dias; Dores musculares intensas; Dor ao movimentar os olhos; Mal-estar; Falta de apetite; Dor de cabeça e Manchas vermelhas no corpo.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação ao popular fumacê, a Vigilância destaca que o mesmo é realizado apenas em um raio de 150m da residência onde há caso confirmado da doença.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.