Dengue no RS: Estado chega a 70 mortes pela doença em 2024
Secretaria Estadual da Saúde confirma 63 mil casos. Governo já decretou situação de emergência.
16/04/2024 13:26 por G1 Rio Grande do Sul
Pixabay
O Rio Grande do Sul alcançou, nesta segunda-feira (15), o número de 70 mortes provocadas pela dengue em 2024. Além disso, são 63 mil casos confirmados da doença até agora.
Em menos de quatro meses, o RS superou o número de mortes registradas em cada um dos últimos 10 anos.
Ao todo, o RS soma 36 homens e 34 mulheres entre as vítimas. A maior parte dos óbitos é entre pacientes com mais de 60 anos. São Leopoldo, na Região Metropolitana, é a cidade com o maior número de mortes.
Santa Rosa, município de 77 mil habitantes na Região Noroeste, tem o maior número de casos de dengue no RS. São 8,8 mil infecções notificadas, conforme a atualização mais recente.
Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% da totalidade dos municípios.
O que explica essa situação:
Esse cenário, de acordo com o virologista Fernando Spilki, está relacionado ao acúmulo de alguns eventos climáticos e sanitários que, ao longo dos últimos dois anos, favoreceram a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Entre os fatores que propiciaram o contexto destaca-se a elevação das temperaturas e as chuvas no Rio Grande do Sul.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.