RS registra mais duas mortes por leptospirose em razão das cheias e total de óbitos chega a quatro
Novas vítimas morreram em Cachoeirinha e Porto Alegre. Estado ainda tem outros quatro óbitos em investigação.
24/05/2024 10:30 por Com informações do G1
O Rio Grande do Sul confirmou mais duas mortes por leptospirose devido às cheias desde o final de abril, elevando o total de vítimas para quatro. As vítimas mais recentes são dois homens, um de 56 anos de Cachoeirinha e outro de 50 anos de Porto Alegre. As primeiras vítimas foram Eldo Gross, de 67 anos, de Travesseiro, e um homem de 33 anos, de Venâncio Aires. O estado ainda investiga quatro óbitos e possui 54 casos confirmados de leptospirose.
A leptospirose é causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida principalmente pela urina de roedores. A doença pode ser grave, com uma letalidade média de 9%, e sua transmissão é facilitada por enchentes, quando a urina dos ratos se mistura à água e lama.
A Secretaria Estadual da Saúde recomenda o início imediato do tratamento para casos suspeitos e a coleta de amostras para confirmação. A desinfecção de áreas alagadas e a manutenção da higiene são essenciais para prevenir a doença.
Além das mortes por leptospirose, o estado enfrenta uma crise maior, com 163 mortes e 64 desaparecidos devido aos temporais e cheias desde 29 de abril.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.