Avança processo para construção da ponte sobre o rio da Várzea em Rodeio Bonito
Nesta semana foi homologado o processo licitatório que define a empresa responsável e regulamenta critérios da obra
14/11/2024 19:55 por Márcia Ferreira, Jornal O Alto Uruguai
Foto: Josias Marques/In Foco RS
Meio ano depois da queda da ponte sobre o rio da Várzea, que liga Rodeio Bonito às comunidades de Saltinho e linha Peixeiro e também com o município de Ametista do Sul – causada pelas chuvas registradas em maio –, mais uma etapa rumo à construção de uma nova estrutura foi concluída nesta semana.
Segundo informações do prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte, na segunda-feira, 11, foi homologado pelo município o processo licitatório realizado a partir do Edital de Concorrência Eletrônica 03/2024 – na modalidade semi-integrada –, que havia sido publicado no Diário Oficial da União (DOU) em setembro. Com isso, a empresa vencedora da licitação, que é a Zanco, de Xaxim (SC), terá um prazo para apresentar garantias sobre a capacidade de construção da obra, visando à assinatura do contrato de execução.
– Vencido esse trâmite, a empresa tem um prazo de até 45 dias para apresentar o projeto executivo da obra, que deve ser aprovado pelo município. Se aprovado, a prefeitura emite a ordem de serviço podendo a empresa, então, dar início à construção. Gostaríamos de começar ainda este ano, mas é difícil prever uma data pois existem fases legais a serem concluídas antes –, explica Duarte. O prazo para entrega da ponte, em princípio, é de um ano a contar do início dos trabalhos.
O gestor acrescenta ainda que, paralelamente, o município vai solicitar ao Governo Federal o repasse de, pelo menos, 30% do recurso anunciado para a construção da ponte, orçada em torno de R$ 17 milhões. A nova estrutura deverá ter 200 metros de comprimento, por 10,40 metros de largura, permitindo a passagem de veículos em ambos os sentidos.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.