Gasolina vai mudar em agosto e preço deve subir
A gasolina vendida no Brasil terá que seguir novas especificações que melhoram o rendimento dos veículos
14/07/2020 10:59 por Panambi News
© Tomaz Silva / Agência Brasil
A gasolina vendida no Brasil vai ter que seguir novas especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que melhoram o rendimento dos veículos. Por outro lado, o preço do combustível deve começar a pesar ainda mais no bolso. Ainda não há uma estimativa do valor do aumento.
A mudança vale para a gasolina comum e premium. Os novos critérios foram definidos em janeiro pela ANP para preencher brechas na legislação que permitiam a produção ou importação de gasolina de qualidade menor.
A partir de 3 de agosto, o valor mínimo de octanagen RON (a sigla em inglês para número de octanas) será 92. Em janeiro de 2022, o número sobe para 93. Para a gasolina tipo premium, o valor mínimo será de 97 em agosto.
Ganho de rendimento do motor
A Petrobras afirma que um eventual aumento de preço será compensado pelo ganho de rendimento do motor, "porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro". Ainda segundo a estatal, a gasolina nova melhora o desempenho do motor, a dirigibilidade e o tempo de resposta na partida a frio.
*Com informações da Folha de São Paulo
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.