Produtor irá colher mais de 5 toneladas de Noz-Pecã no Noroeste do RS
O produtor Dionir Campagna, de Linha Fontana, Rio dos Índios tem um Pomar com 300 Nogueiras produzindo
01/04/2021 09:52 por CPZ Notícias
Foto: CPZ Notícias
O produtor Dionir Campagna, de Linha Fontana, Rio dos Índios tem um Pomar com 300 Nogueiras produzindo. A safra deste ano deverá ultrapassar as 5 toneladas. A Noz-Pecã é um fruta típica dos Estados Unidos e México, que foi inserida em território brasileiro e países vizinhos em meados dos anos 80. Bastante valorizada, a Noz-Pecã é muito utilizada na culinária e confeitarias, além dos consumo in-natura e a utilização para produtos industrializados.
Na nossa região tem algumas áreas plantadas, e com destaque o Pomar do produtor Dionir Carlos Campagna, em Linha Fontana, Rio dos Índios.
A propriedade tem um Pomar de 3 hectares, com 300 mudas de Nogueiras, todas, produzindo. Neste mês de abril será a colheita e a comercialização. Segundo Campagna, para este ano estima-se colher mais de 5 toneladas. A venda ocorre para as pessoas físicas, empresas de confeitaria e para industrialização.
Dionir Campagna é Sargento aposentado, da Brigada Militar. Ele relata que após trabalhar 27 anos como policial teve o objetivo de ter uma atividade para ocupar o tempo e também ter resultados. Ele revela que na propriedade da família tem uma Nogueira de mais de 50 anos e está árvore serviu de inspiração para o Pomar. A propriedade foi usada para diversificar as atividades e implementar o Pomar de Nozes.
"Hoje me sinto realizado em ver esse Pomar produzindo. É uma satisfação muito grande”, revela Campagna.
Nos próximos dias começará a intensificar a colheita e a comercialização.
As pessoas que tiverem interesse em adquirir a Nozes-Pecã, podem ligar para 54 9 9918 4377 e fazerem a reserva. A propriedade também tem uma diversificação, com plantação de eucalipto, gado, criação de suínos e ovelhas.
Campagna tem outro Pomar no município de Aratiba, também com uma área de 3 hectares e 300 pés de Nogueira, produzindo. Durante o ano é preciso fazer o manejo adequado das plantas para ter uma boa produção. Os Pomares tem a assistência técnica do Viveiro e Pitol Assessoria Rural.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.