Após temporal, Iraí decreta situação de emergência
Mais de 300 residências afetadas
04/07/2020 19:34 por Heloise Santi - Grupo Chiru
O vendaval que atingiu a região no último dia 30 de junho atingiu 308 residências de Iraí e alguns prédios públicos, como a creche que ficou parcialmente destelhada. Seis pessoas ficaram feridas, principalmente ao fazer reparos nas residências momentos após o temporal, uma família está desabrigada e duas desalojadas.
De acordo com o prefeito Antonio Vilson Bernardi o município precisa de ajuda. “Eu nem terminei um decreto de emergência devido a seca e já vou encaminhar um novo por causa desse vendaval. em um município pequeno como o nosso, 300 casas afetadas é um número bem significativo. Não paramos de trabalhar desde que tudo aconteceu, distribuindo telha, alimentos, roupas, uma palavra de conforto. Mais que nunca, Iraí precisa de ajuda”, clamou o gestor.
De acordo com o Major Alexandre Moreira Pereira, coordenador da 7° Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado (CREPDEC), com sede em Frederico Westphalen, também houve registro de danos em Frederico Westphalen, Lajeado do Bugre, Seberi, Palmitinho, Caiçara porém os de maior monta foram em Iraí por isso a coordenadoria está focando esforços em auxiliar nos levantamentos para o decreto de situação de emergência. “Como foi um evento isolado, não precisa ser feito de forma imediata o município tem 15 dias para fazer a solicitação”, explicou.
O que os moradores precisam
O município já recebeu e está distribuindo os donativos, mas, de acordo com o gestor municipal as principais necessidades são telhas, que inclusive faltaram no comercio local, alimentos e roupas. “As casas estão cobertas de lona, mas precisamos concluir o trabalho de reparo antes de domingo quando há previsão de retorno das chuvas para dar condições dessas famílias continuarem nas suas casas”, pontuou ao destacar que as distribuições estão sendo feitas de acordo com as necessidades de cada família.
O município concentrou como ponto de recebimento e distribuição dos donativos a Secretaria Municipal de Assistência Social que está utilizando o auditório da biblioteca pública. Os interessados em doar podem fazer a entrega na própria Secretária ou entrar em contato pelos telefones (55) 9.9669-9286 e (55) 3745-1288, ramal207.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.